Rosh Hashaná: Como o ano novo judaico é celebrado em Israel?

  • 21/09/2022
Rosh Hashaná: Como o ano novo judaico é celebrado em Israel?
Rosh Hashaná: Como o ano novo judaico é celebrado em Israel? (Foto: Reprodução)

No próximo domingo, dia 25 de setembro, Israel vai comemorar uma de suas mais belas festas, o Rosh Hashaná — Ano Novo judaico. De acordo com a Torah, os judeus darão início ao ano de 5.783. Especificamente, a data marca o fim do mês de Elul e dá início ao mês de Tishrei.

Para os judeus, o importante feriado de dois dias é marcado por longos cultos de oração na sinagoga, tempo com a família e sentimento de arrependimento pelos pecados cometidos no ano que passou. Todas as ações do povo de Deus, segundo eles, são julgadas e escritas no Livro da Vida, conforme lembra o artigo do Jerusalem Post. 

O hebraísta e escritor, Getúlio Cidade, também explica que a data significa “a Festa do Senhor, que celebra o aniversário da criação do homem, segundo a tradição”, conforme escreveu em seu artigo no site “A Oliveira Natural”. 

O feriado de Rosh Hashaná, também conhecido como Yom Teruah, abriga uma série de diferentes símbolos religiosos, obrigações, costumes e tradições que foram formadas ao longo de milhares de anos. 

Sobre as felicitações

Em vez de ser apenas um feriado que comemora o Ano Novo judaico, Rosh Hashaná tem um papel muito mais sério e solene como sendo o início dos “Dez Dias de Arrependimento”, que dura desde o início de Rosh Hashaná até Yom Kippur. Esses dias são importantes, pois representam um tempo de expiação e reflexão, conhecido por Teshuvá. 

Em vez de simplesmente dizer “Chag sameach” para um feriado feliz, as pessoas tradicionalmente dizem “Shana tova”, que significa Feliz Ano Novo.

“Shana tova umetuka” quer dizer “Tenha um feliz e doce Ano Novo”. Além disso, “Ketiva ve'hatima tova” significa ter bons apontamentos e um selo no Livro da Vida. E, por fim, “l'shana tova tikatevu ve'tihatemu”, significando que você pode ser inscrito e selado para ter um bom ano.

Quando Rosh Hashaná termina, no entanto, a saudação tradicional é “Gmar hatima tovah”, significando um bom selamento final no Livro da Vida, até o fim do Yom Kippur. Mas, alternativamente, pode-se apenas dizer Feliz Rosh Hashaná.

(Foto: Reprodução)
Maçãs e mel. (Foto: Piqsels)

Ceia e costumes

Entre os alimentos mais famosos da festa de Ano Novo estão a maçã e o mel, que são oferecidos durante o famoso toque do shofar. Há também o pão chalá redondo, romãs e cabeças de peixe.  

Os alimentos simbólicos conhecidos como simanim são consumidos no que é conhecido como seder de Rosh Hashaná. Esses simanim podem variar de família para família, porém, os mais comuns são beterraba, abóbora, feijão, alho-poró, cabaça, espinafre e tâmaras. 

Todos esses alimentos são citados no Talmud. Uma outra tradição é comer uma nova fruta ou alimento de outro tipo para garantir que se possa dizer a bênção shehehiyanu.

Orações de Rosh Hashaná

Os rituais das orações durante a Rosh Hashaná são realmente longos e seguem por várias horas. Ao contrário da maior parte do ano, a repetição do hazzan (cantor) do Shmona Esrei não repete palavra por palavra as mesmas orações. Em vez disso, há também a inclusão de várias canções longas e elaboradas.

Uma das adições mais famosas aos serviços de oração de Rosh Hashaná e Yom Kippur é Unetanneh Tokef — um piyyut (poema) secular que é lido durante a cerimônia. 

O piyyut reflete sobre a natureza inspiradora e eterna de Deus, o medo do julgamento quando nossos destinos são selados e como somos impotentes diante de Deus e oramos por misericórdia.

O emocionante toque do shofar

Sem dúvida, a parte mais emocionante das orações de Rosh Hashaná é o toque do shofar. É daí que vem o outro nome do feriado, Yom Teruah. O hebraísta explica que o toque “é para despertar o povo, a fim de que se possa reexaminar o relacionamento com Deus e reacender o amor por Ele”. 

Um total de 100 toques de shofar são tradicionalmente ouvidos a cada dia de Rosh Hashaná. Este, por sua vez, é dividido em alguns tipos diferentes de toques:

Tekiah — o shofar é tocado uma única vez.

Shevarim — o shofar é tocado três vezes, com três toques mais curtos.

Teruah — o shofar é tocado nove vezes, com nove toques curtos e rápidos.

Tekiah gedolah — o shofar uma vez, com um toque bem prolongado.

Os toques do shofar são incrivelmente importantes e a pessoa é obrigada a ouvi-los como parte de suas obrigações para o Rosh Hashaná. No entanto, eles não são soprados no dia em que Rosh Hashaná cai no Shabat.

Outro importante ritual é o tashlich, quando o pão é cerimonialmente jogado em um copo de água, simbolizando a rejeição aos pecados. A origem exata desse ritual é desconhecida e, embora seja amplamente aceito hoje pelas principais correntes judaicas, tradicionalmente tem mantido uma oposição considerável.

(Foto: Reprodução)
Sedar, ceia de Rosh Hashaná. (Foto representativa: Unsplash/Chuttersnap)

Rosh Hashaná em 2022

Neste ano, o Rosh Hashaná começa na noite de 25 de setembro e termina na noite de 27 de setembro. O dia seguinte, o terceiro dia de Tishrei, é também o dia de jejum conhecido como Jejum de Gedalias.

O início do ano de 5.783 será recebido pelos judeus, conforme diz o hebraísta, como “mais uma oportunidade de reconhecer a soberania de Deus como Rei do Universo”. 

“Em Rosh Hashaná são abertos os livros para o juízo, razão pela qual esse dia também é conhecido como Dia do Julgamento (Yom HaDin) que se concluirá em Yom Kippur, quando o destino de todos os homens terá sido selado, de acordo com suas obras”, explica Getúlio Cidade. 

“Que o toque do shofar de Deus em Rosh Hashaná possa nos levar a um despertamento e que seu sopro possa insuflar dentro de nossos espíritos, a vida de Seu Espírito, atraindo-nos mais para perto Dele, a cada dia”, concluiu. 

FONTE: http://guiame.com.br/gospel/israel/rosh-hashana-como-o-ano-novo-judaico-e-celebrado-em-israel.html


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes